Quem Somos

A Comunidade Terapêutica Conquista atua há dez anos no tratamento da dependência química e álcool, onde os casos são avaliados individualmente.

Nós temos três unidades em Itapecerica da Serra-SP. Atendemos homens e mulheres com uma equipe multidisciplinar e o tratamento é voluntário e humanizado.
Essa equipe multidisciplinar é composta de psicólogas, assistente social, médico psiquiatra, equipe de enfermagem e terapeutas.

O programa é dividido basicamente em três fases: Desintoxicação, Conscientização e Reinserção. Dentro dessas fases, temos algumas ações pontuais como Doze Passos, Curso Apostilado para Dependência Química, atividades físicas, como Jiu-Jitsu e Judô, Espiritualidade e o grupo para promoção do exercício da cidadania. Temos também uma área de lazer com piscina, campo de futebol, lago para pesca e academia.

Realizamos atendimento psicológico individual e em grupo, segunda a abordagem cognitivo-comportamental. O objetivo desses atendimentos é auxiliar o residente a identificar seus comportamentos disfuncionais que influenciam para o uso de substâncias psicoativas, fazendo com que revejam padrões de funcionamento e pensamento, sendo uma terapia ativa, que propõe o reconhecimento do vínculo, onde, juntos construímos habilidades e estratégias para a reinserção na sociedade.

A equipe de enfermagem realiza o acolhimento e o manejo dos residentes, junto com o médico psiquiatra, que auxilia no tratamento para alívio dos sintomas de abstinência e comorbidades que possam existir, como ansiedade, depressão, transtorno de personalidade, entre outros. Durante todo o tratamento, proporciona conforto e suporte, de acordo com as necessidades apresentadas, realizando possíveis encaminhamentos para serviços da rede e especialidades médicas. Também auxilia na prevenção de recaída, lapsos, labilidade de humor, e outras dificuldades que o residente possa apresentar até concluir o programa terapêutico.

 

 

Curtiu isso? Comente usando o Facebook!

Comentários